quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vamos preservar o meio ambiente - Economize a Água .

Assistam ... Carta escrita no ano 2070



Vamos agir hoje ... no futuro será tarde demais ... Conversem com os alunos a respeito disso ... Você pode fazer a diferença !!!

Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade

A biodiversidade está em todas as formas de vida que existem no planeta, dos hiper minúsculos micróbios às gigantescas baleias!
E não é só de bichos e plantas que a biodiversidade trata, não: essa palavrinha também fala de coisas menores…e maiores!



Objetivos Gerais:

• Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao Meio Ambiente;
• Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta;

Tempo estimado : O projeto conta com 4 programas principais para o desenvolvimento :

Reciclar e Reutilizar
Dicas para salvar o planeta
Água é Vida
Reflorestamento

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Primeira aula

COMO CAUSAMOS O DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

Conversar com os alunos sobre : O Lixo

O lixo é formado por resíduos sólidos não biodegradáveis e que demoram para se decompor. Restos de alimentos, folhas e frutas são chamados lixo orgânico.
Existem também, além do lixo domiciliar, o lixo industrial, o de vias públicas e o hospitalar, que necessitam de tratamentos especiais, pois oferece perigo à saúde das pessoas.
Devido ao aumento da população das grandes cidades e com o aumento do consumo de produtos, a quantidade de lixo também tem aumentado.
O acúmulo de lixo é um dos principais problemas nas grandes cidades. Muitos materiais que vão para o lixo não podem ser desperdiçados, podendo ser reaproveitados e reutilizados.

Lixão

São terrenos baldios onde são depositados toneladas de lixo à céu aberto sem qualquer controle. Além de poluir o solo e de atrair insetos e ratos, esse lixo pode se infiltrar no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos, através de chorume que é um líquido escuro produzido pelo lixo. Nem todo o lixo produzido é coletado. Somente parte dele é levado para os aterros e lixões. A maior parte fica depositado nas margens dos rios e córregos.
Em muitas cidade o lixo é queimado em fornos de incineração.
Para evitar que a fumaça emitida pelos fornos polua o ar atmosférico é necessária a utilização de filtros especiais, mas esse processo tem um custo mito elevado.
Existe também a usina de compostagem, onde o lixo orgânico é separado e transformado em adubo.
A melhor contribuição para diminuir a quantidade de lixo acumulada seria desperdiçar menos e reciclar mais.

Reciclagem

Para a reciclagem dos materiais é necessário a separação e preparação do lixo, Por exemplo as pilhas não devem ser misturadas ao lixo, pois contém substâncias tóxicas.Com a reciclagem do lixo, além da redução do lixo há a economia dos recursos naturais.Conheça os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.

Mostrar um slide com a foto dos símbolos da reciclagem .

Atividade

Confeccionar com os alunos um ursinho de latinha reciclada .



Segunda Aula

Dicas para salvar o planeta

ATRAVÉS DE PEQUENAS AÇÕES, PODEMOS CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA

Acessar o site abaixo e ler para os alunos as 30 dicas para salvar o meio ambiente .

http://www1.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#


Atividade

Depois da explicação acima , confeccionar com os alunos um mobile feito com garrafa pet .



Água é vida

O homem é capaz de desenvolver coisas incríveis, mas nunca vai inventar um jeito de produzir água. Se ninguém fizer alguma coisa AGORA, um dia pode ser tarde demais. Veja como fazer a sua parte lá em Água no Planeta!
Algumas soluções estão sendo estudadas para a falta de água na Terra. Tem gente até pensando em buscar água em outros planetas e astros se a escassez virar um fantasma de verdade se é que existe água em Marte e na Lua...
Ainda bem que a gente já pode dar um jeito nisso aqui na Terra mesmo! A primeira solução fica por conta de cada cidadão consciente, e deve ser praticada todos os dias: economizar o quanto puder.

PARA PENSAR... E SE MEXER!
Pare um pouquinho para refletir: você sabia que a ação nociva do homem está atrapalhando cada vez mais esse ciclo vital? A água é a maior riqueza do planeta, e está ficando mais escassa a cada dia, com a poluição e as alterações no meio ambiente.

Atividade

Vamos ouvir uma história: A falta de água.

http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Destaque_animado/Agua/base.swf

Depois levar os alunos para um passeio aos locais da escola onde eles utilizem a água ( banheiros, bebedouros etc ) .

• Observar como eles usam a água ao lavarem as mãos, darem descarga, beberem água etc.
• Depois reúna as crianças, deixe a torneira aberta por um minuto e colete a água num recipiente grande. Mostre para as crianças quantos litros de água são gastos nesse curto período de tempo.
• Forme uma roda com os alunos e pergunte sobre os hábitos deles e dos pais em casa ( ao tomar banho, lavar as mãos, lavar o carro, a louça, a roupa, o quintal).
• Incentive-os a pensar em medidas simples para a escola que podem ser tomadas pelas próprias crianças para evitar o desperdício.
• Estimular as crianças a elaborarem regras para o consumo de água na escola .

Atividade

A água é vida
Composição: Marco Aurélio / Rogério Gobbo

http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/educandocantando/mp3-a-agua-vida/

Ouvir a música acima, a música fala sobre várias dicas de economia . Depois os alunos farão um desenho sobre a economia da água e expor na escola .

Quarta Aula

Reflorestamento

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos
afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida
no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se
transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Você sabia???Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?!Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!
Plantar uma árvore é muito divertido!!! E uma das melhores coisas que podemos fazer para
salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e
sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a
preservação de nossas vidas no planeta Terra!!
Atividade

Assistir ao Filme , Turma da Monica : O Ogro da Floresta

http://br.youtube.com/watch?v=wwmzI_c1XKk

Montar com os alunos uma mini horta na escola .

Mini-horta - Material necessário:
-1 jardineira ou 1 embalagem de leite ou 1 garrafa pet (necessário que tenha pelo menos 20 cm de profundidade)
-Pedriscos (só para caixas sem saída de água)
-Terra
-Areia
-Mudas de hortaliças ou sementes

Modo de preparar a mini-horta:

-Se for preparar a mini-horta com garrafa pet ou embalagem de leite, cortar a parte de cima (conforme mostrado no programa)
-Colocar os pedriscos
-Colocar a terra, e a areia e misturar bem estes três materiais
-Fazer a semeadura ou o transplante de mudas de sua preferência
-Regar 2 vezes ao dia no verão ou 1 vez por dia durante o inverno
-Deixar no mínimo 5 horas por dia no sol
-Deixar a jardineira em local arejado

Boa Aula ...


Professora responsável pelo projeto: Vanessa Castelhano

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Música com artes ... A galinha Magricela .

Que legal ...



A Galinha Magricela


Eu conheço uma galinha
A galinha da vizinha
Avezinha magricela e depenada
Quem tem pena da galinha
Avezinha depenada
A galinha magricela da vizinha?
Bota ovos pela sala
No banheiro e na cozinha
Ela bota, bota, bota
Sem parar
A galinha magricela
Bota ovos sem parar
A galinha magricela
É magrela de botar
A galinha magricela
E bota um e bota dois e bota três
A galinha magricela
Vira cambota e bota quatro de uma vez
A galinha magricela
E bota dez e bota cem e bota mil
A galinha magricela

Bota ovo bota banca

De mais bela do Brasil
(Turma do Balão Mágico)


Créditos : Aprenderecia

Artes na Escola...

Sugestões de atividades ...







Créditos : Aprenderecia

terça-feira, 29 de julho de 2008

A Amizade é tudo ...

Valorize esse sentimento ...





By : Aprenderecia

Idéias Criativas para o dia a dia ...Vamos lá !!!

Sugestões ...









Créditos : By Aprenderecia

Projeto Animais ... Trabalhe o tema em sala de aula ...

Que lindo ...



















Créditos : By Jacirinha - Oficina de criatividade , visitem esse blog !!!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Trabalhando as medidas ...

Essa atividade é maravilhosa , Aproveitem ...






Créditos : Aprenderecia

Continuação Projeto Centenario da Imigração Japonesa

Ciências



Ikebana : é a arte dos arranjos florais ( vegetais ) . Flores e galhos são dispostos em um vaso , harmoniosamente.

Ikebana — em japonês: ( 生け花 ou いけばな?), literalmente "flores vivas" — é a arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado (華道 ou 花道?) — a via das flores.Ikebana é uma arte floral que originou na Índia onde os arranjos eram destinados à Buda, e personalizada na cultura nipônica, pela qual é mais conhecida. Em constraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Enquanto que os ocidentais tendem a pôr ênfase na quantidade e colorido das cores, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas, os japoneses enfatizam os aspectos lineares do arranjo. A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules, folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da Escola .

Atividade

Mostrar slides com imagens de Ikebana para os alunos e montar uma Ikebana para enfeitar a sala .

Matemática

Jogos : Sudoku e Soroban

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.

Jogando Sudoku On line com os alunos .

http://sudoku.hex.com.br/puzzle/facil/1/?q=puzzles

Escrever definição no caderno e colar um quadro no caderno como exemplo

Ciências

Alimentação Japonesa

Arroz, peixe, algas e soja: estudos comprovam que essa simples e saborosa dieta é capaz de proporcionar uma vida longa e saudável. Prova disso são os japoneses, que se utilizam desse cardápio há centenas de anos e são as pessoas com maior expectativa de vida no Planeta. Essa quantidade equivaleria à antiga dieta japonesa, composta de peixe, arroz, legumes, verduras, derivados de soja e algas.Os habitantes do Japão vivem, em média, 81,1 anos (homens 77,6 e mulheres 84,6), segundo o Ministério da Saúde japonês, e 73,6 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (que desconta os anos de doença). Nos dois casos, é a mais alta expectativa de vida do Planeta.

Fazer com os alunos um pouco de arroz á moda Sakura e quem quiser experimentar poderá se servir. A professora fará na cozinha da escola e os alunos irão observar ... Copiar a receita no caderno .

Arroz á moda Sakura

Ingredientes

4 xícaras de arroz
1 colher de óleo
4 colheres (sopa) de Sakura Tradicional

Modo de Preparo:

Refoge o arroz, acrescente a cenoura, tempere com o Curry Kenko e Sakura e deixer cozinhar .


Aproveitem as ideias e apliquem o projeto em sala de aula . Boa Aula !!!

Projeto Centenario da Imigração Japonesa



Projeto 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Quem são esses brasileiros?

Objetivos

Criar através da pedagogia de projetos, um contexto de aprendizagem, visando situações de aproximação e conhecimento da cultura nipo-brasileira, a partir de atividades de pesquisa e prática das diferentes áreas do conhecimento trabalhadas numa perspectiva interdisciplinar e articuladas de acordo com os objetivos específicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio.
Conhecer e propor situações de aprendizagem em que os alunos e educadores possam aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos, proporcionando condições para que todos os envolvidos na proposta, de maneira criativa, consigam construir e vivenciar sólidos conhecimentos(teóricos e práticos) sobre os diferentes enfoques que serão trabalhados em relação ao Japão e à imigração japonesa no Brasil, tendo, desta maneira, a oportunidade de participar ativamente da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil junto com toda a comunidade escolar na Feira Cultural, quando o projeto será finalizado.

Conteúdos

História

18 de junho de 1908, quando tudo começa...
Dia 28 de abril de 1908. No Porto de Kobe, uma multidão balança os braços e acena lenços no adeus a um grupo de japoneses que, vivendo em um país afundado economicamente, escolheu um outro “lar” para tentar a sorte. Destino: o desconhecido Brasil.
O desembarque dos primeiros imigrantes japoneses só aconteceu na manhã do dia 18 de junho. No total, chegaram 781 japoneses.
Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café no Estado de São Paulo. O acordo para o início da imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907 entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos japoneses deveriam ficar no País por um período de cinco anos. Antes, em 1895, os dois países já haviam assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.



Português

Lenda Japonesa Infantil : O casamento da ratinha

Contos de fadas, seres fantásticos, aventuras em castelos antigos. Saídos do mundo das fábulas, esses elementos não são exclusividade do imaginário ocidental. No Japão, há séculos, lendas infantis reúnem esses ingredientes para transmitir às crianças valores que se tornaram princípios da cultura nipônica, como lealdade, honestidade e honra.

As lendas são relatadas de forma simples para serem entendidas pelas crianças pequenas e com o encanto e o mistério necessários para prender a atenção dos maiores.

Passar o vídeo do YouTube – Sherazade contando "O Casamento da Ratinha"

http://www.youtube.com/watch?v=VwhlE-Aa6I0

O casamento da ratinha - Lúcia Hiratsuka

Lengalenga tradicional japonesa que diverte as crianças desde os primeiros anos, quando têm contato com essa história. Trata-se do arranjo de um casamento que os pais de uma ratinha tentam fazer com o Sol, com a Nuvem, o Vento, o Muro... mas todos os possíveis noivos, de um forma ou de outra, não são tão poderosos como aparentam à primeira vista.


Depois do vídeo , os alunos farão um desenho sobre a lenda japonesa.

Geografia

O transporte Japonês : Trem-bala ( Shinkansen )

Shinkansen (新幹線, Shinkansen, em Japonês) é a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, operada pela companhia privada (Japan Railways Group) conhecida como JR.
Desde que a linha inicial Tōkaidō Shinkansen abriu em 1964, a rede expandiu-se para ligar a maior parte das cidades das ilhas de Honshu e Kyushu com velocidades até 300km/h, num território habitualmente fustigado por terramotos e tufões. As velocidades máximas atingidas em viagens experimentais foram de 443km/h em carris convencionais e de até 580km/h em linhas maglev.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos, são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Ao contrário de linhas mais antigas, o Shinkansen usa a bitola padrão, e usa túneis e viadutos para atravessar obstáculos, em vez de os contornar.

Mostrar vídeo sobre o Shinkansen e copiar o texto no caderno . Pedir para os alunos desenharem o trem- bala .

http://www.youtube.com/watch?v=tEq1sfqQegU&feature=related

Projeto Olimpíadas 2008

Aproveitem as ídeias ...



De 8 a 24 de agosto as atenções estarão voltadas para a China, país que sediará os Jogos Olimpícos deste ano. Como os temas atuais têm sido cada vez mais trabalhados nas escolas, vamos aproveitar esse grande evento para apresentar aos alunos seus símbolos e pesquisar com eles a história dos Jogos.

JUSTIFICATIVA:

As crianças e adolescentes de um modo geral têm um grau de fascínio muito grande pelos esportes. E é durante as olimpíadas que eles extravasam todo esse encantamento, formando uma corrente de otimismo e de esperança. A escola deve e precisa aproveitar este momento mágico, procurando demonstrar para o aluno a importância desse evento para todos os povos.

OBJETIVOS:

• Valorizar a diversidade humana independente de nacionalidade, raça ou credo;
• Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento;
• Mostrar que é possível a integração entre os povos;
• Adotar atitudes de otimismo e autoconfiança, e espírito esportivo;
• Entender que o importante não é vencer, mas competir.


Tempo estimado: 4 aulas

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Aula 1 –

A história da Grécia e dos jogos.
Origem das Olimpíadas

Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. Segundo a lenda, os jogos foram criados por Hércules. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores recebiam uma coroa de louros.

Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.

No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Jogos Olímpicos da Era Moderna

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.


Atividade

Antes de iniciar a explicação acima , mostrar o video de introdução . Depois conversar com os alunos sobre a história das olimpíadas . Localizar no mapa–múndi a China, o local que será realizado esse grande evento.

http://br.youtube.com/watch?v=dbG4cGsfB6o&NR=1

Depois montar com os alunos um mural de imagens e informações sobre as olimpíadas e expor na sala de aula.




Aula 2 –

Pequim – A cidade Olimpíca

Pequim, a capital da China, se transformou para receber os Jogos Olímpicos 2008. Conheça a Vila Olímpica a cidade sede.


Conheça a capital da China, informações sobre Pequim, Olimpíadas, pontos turísticos.

Cidade Proibida em Pequim: importante ponto turístico

Atividade

Assistir ao video no YouTube : Pequim – A cidade Olimpíca e copiar no caderno de geografia o texto abaixo.

http://br.youtube.com/watch?v=0Mu56zfsMTA&eurl

Introdução

Pequim, chamada pelos chineses de Beijing, é a capital da República Popular da China. Localiza-se na região norte da China e possui uma população de aproximadamente 10 milhões e meio de habitantes.
Informações (História e Turísmo)
Entre os anos de 1421 e 1911, Pequim foi a capital do Império Chinês.
- A cidade foi ocupada, de 1937 a 1945 (durante a Segunda Guerra Mundial), pelos japoneses.
- Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Cidade Proibida, construída entre os anos de 1406 e 1420.
- Outros pontos turísticos da cidade: Templo do Céu (templo taoísta construído em 1420), Praça da Paz Celestial (Praça Tiananmen) e a Igreja Xishiku.
Problemas:
Em função do crescimento desordenado e do alto índice de crescimento populacional nas últimas décadas, a cidade de Pequim enfrenta diversos problemas, típicos das grandes metrópoles:
- congestionamentos no trânsito
- alto índice de poluição do ar (um dos piores do mundo)
- desemprego, principalmente dos migrantes de outras regiões do país
- destruição do patrimônio histórico
Curiosidades:
- No ano de 2008, a cidade de Pequim será a sede das Olimpíadas. O início das Olimpíadas será no dia 8 de agosto.
- Pequim é uma das cidades do mundo que mais utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Aula 3 – 15/08

Os símbolos das Olimpíadas




É uma bandeira com cinco anéis entrelaçados, que representam a união dos povos e possuem as cores dos cinco continentes. O azul simboliza a Europa, o preto a África, o vermelho a Ámerica, o amarelo a Ásia e o verde Oceania.

A bandeira Olímpica foi idealizada pelo Barão de Coubertin, no ano de 1913.


A Chama Olimpíca

A Chama Olímpica era carregada por atletas olímpicos da antigüidade, sendo sagrada e, por isso, queimava no altar de Zeus durante todo o período das competições.

Atividade

O professor vai pedir para as crianças fazerem pesquisas sobre a A Chama Olimpíca e trazer para a sala de aula para montarem uma roda de conversa, onde cada aluno irá comentar sobre a sua pesquisa e trocarem as informações . (No dia seguinte reservar uma aula para a roda de conversa )


Aula 4

As modalidades das Olimpíadas

Nas Olimpíadas tem esportes de todos os tipos e para todos os gostos! Aqui você vai ficar por dentro das principais modalidades olímpicas.
Explicar sobre algumas modalidades das olimpíadas através so site do Senninha.

http://senna.globo.com/senninha/esportes_modalidades1.asp

• Beisebol
• Badminton
• Basquete
• Boxe
• Canoagem (slalom)
• Canoagem (velocidade)
• Ciclismo (estrada)
• Ciclismo (moutain bike)
• Ciclismo (pista)
• Ciclismo (BMX)
• Esgrima
• Futebol
• Ginástica artística
• Ginástica rítmica desportiva
• Ginástica (trampolim acrobático)
• Handebol
• Hipismo (adestramento)
• Hipismo (concurso completo de equitação)
• Hipismo (saltos)
• Hóquei na grama
• Judô
• Levantamento de peso
• Lutas livre e greco-romana
• Maratona aquática
• Natação
• Nado sincronizado
• Pentatlo moderno
• Pólo aquático
• Remo
• Saltos ornamentais
• Softbol
• Taekwondo
• Tênis
• Tênis de mesa
• Tiro
• Tiro com arco
• Triatlo
• Vela
• Vôlei
• Vôlei de praia

Atividade

Que tal uma mini-olimpíada na aula de Educação Física . O professor pode montar alguns jogos, como futebol, volei, queima. Pode dividir a classe em países, as crianças podem escolher o país e disputar a mini olimpíada do colégio.Eles poderão confeccionar suas próprias medalhas.








Boa Aula ...

Esse brinquedo é super fácil de fazer...As formas geométricas...



Pegue carretéis de elástico (sucata em lojas de aviamento), com uma cegueta corte uma das rodelas( não jogue fora, dá para fazer outro jogo). Depois corte as formas geométricas de várias cores e fure no meio (na espessura do caninho), assim poderá variar as formas e as cores. Compre argolas e encape com durex colorido.

Pronto, você tem um excelente brinquedo para trabalhar cores e formas. Pode dificultar o jogo colocando no chão, em uma certa distância, para acertarem as argolas.

Centopéia Matemática

Centopéia

Somar e dobrar

2 tabuleiros
2 dados
Cada jogador joga os dados soma e dobra o resultado
e marca o valor na centopéia. Se a casa já estiver marcada o jogador passa a vez para o oponente.Ganha quem marcar toda a centopéia primeiro.



Será bem legal esta aula .

Créditos : O mundo da alfabetização

Bingo 10

Bingo 10


1 Cartela para cada jogador
1dado
e tampinhas para marcar.

Regras:
jogue o dado e marque na cartela o número que se somado com o número do
dado some 10. Ganha quem conseguir marcar toda a cartela primeiro.



Créditos : O mundo da alfabetização

Jogos Matemáticos - Faça DEZ!



Tabuleiro com 16 casas
22 fichas de 1
16 fichas de 2
12 fichas de 3
7 fichas de 4
4 fichas de 5
2 fichas de 6
2 fichas de 1
1 coringa

O objetivo e fazer DEZ com 4 cartas em sequência, horizontal, vertical ou diagonal.
Coloque todas as fichas com a face para baixo, cada jogador pega 3. Cada um na sua vez coloca uma ficha no circulo desocupado. Então, novamente, cada um pega mais três fichas. Toda vez que um jogador completar a sequência fazendo DEZ, ela as recolhe do tabuleiro. Ganha aquele que reunir mais fichas.

Mancala - projeto de matemática para 2º e 3º anos...

Vocês conhecem esse jogo?
É um recurso fantástico...

Você vai precisar de uma caixa de ovos e 48 grãos ...




PROJETO MANCALA
Estruturamos um projeto matemático para as turmas do 2º ano(1ªsérie) e 3º ano(2ª série)
usando a mancala como recurso. Trata-se de um jogo extremamente inteligente que requer o uso de estratégias, cálculo mental, jogadas antecipadas, estudo do adversário, enfim...é puro raciocínio.
Nosso projeto funciona assim:
Toda quarta-feira, os alunos trazem R$0,50. Jogam com um colega e quem perde paga para a sala. Registram tudo em duas fichas, que ficam coladas no caderno.
Na primeira ficha registram, a data, os jogadores, os pontos, a diferença e vencedor. Portanto, jogam, comparam resultados, contam, subtraem para descobrirem a diferença e determinam quem venceu a partida e por consequência quem vai pagar.



Na segunda ficha os alunos registram o controle monetário preenchendo data, quantidade de alunos no dia ( é um variável importante), entrada daquele dia e o saldo atual.



No fim do ano, meados de novembro, as crianças fazem uma votação para decidirem o que fazer com dinheiro que arrecadaram durante o ano. Cada criança expõe sua idéia, a professora faz um cédula de votação e elas decidem através do voto o que vão fazer com o dinheiro arrecadado.
Certa vez ,uma turma arrecadou R$ 54,00 e decidiram que, depois da última avaliação, iriam até uma sorveteria (Boca Gelada) para fazerem um lanche. A professora, então propôs uma pesquisa de preço para descobrirem se o dinheiro dava para fazer um bom lanche, levando em consideração que a turma tinha 19 alunos. Chegaram a conclusão que poderiam compra com o dinheiro 20 pastéis( um para a professora), 3 garrafas de coca-cola(2 litros), 20 sorvetes de casquinha e sobrou R$ 1,80.
Trabalhamos a interdissiplinaridade no projeto:
Matemática: com o próprio jogo, tabelas, controle financeiro, pesquisas, cálculos, votação, planejamento, cronograma e organização.
Português: Registros e reescrita da regra.
História: pesquisas sobre a origem do jogo e suas lendas.
Geografia: país de origem, outros países que jogam, variações culturais, do nome e do jogo.

O que alcançamos com o desenvolvimento desse projeto?
• Socialização
• Trabalho em grupo
• Resolução de problemas
• Cálculo mental
• Desenvolvimento de estratégias
• Desenvolvimento pesquisa
• Planejamento
• Organização

http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp

quinta-feira, 24 de julho de 2008


Recados e Imagens - Oi e Olá - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com

Poesia- O Nascimento da Borboletinha

Olhem só que lindinha esta poesia ... Aproveitem !!!



By Tatiana Sibovitz

Projeto - Construção de livrinhos ...

Esta atividade consiste na construção de um livro pelos próprios alunos. Além disso, mostra o quanto as letras são flexíveis para que eles se acostumem com a idéia de que uma mesma sílaba pode formar diversas palavras de sentidos diferentes. O produto final será um brinquedo de letras.

Objetivos

Desenvolver o raciocínio lingüístico e criativo Compreender a flexibilidade das letras na formação de palavras.

Material a ser utilizado

Folhas de sulfite, cortadas ao meio pelo comprimento, para ficarem em tiras de 10,5 x 30 cm Cartolinas de cores claras, cortadas em tiras do mesmo tamanho das de sulfite Tesoura sem ponta Lápis de cor, giz de cera e hidrocor.

Procedimentos

Distribua uma tira de cartolina e cinco tiras de sulfite para cada aluno. Peça que os alunos cortem as tiras de sulfite ao meio (ficando dez tiras); A professora deve passar de carteira em carteira para grampear as 10 tiras de sulfite na tira de cartolina, no canto da folha, para que abra como um livro; Na parte da cartolina que estiver à mostra, peça para que escrevam AR, em letras grandes Nas folhas de sulfite, eles escreverão todas as palavras que lembrarem que terminam com AR, ou seja, escreverão apenas o começo (radical) das palavras, pois o sufixo já estará escrito.
Esta atividade permite que o professor trabalhe com qualquer sufixo, ou até prefixo, invertendo o lado para o qual o livrinho irá abrir.

Créditos : O mundo da alfabetização

Os Brasis – As curiosidades de cada povo.

Toda diferença é bem-vinda!

Trabalhe a cultura de cada povo em sala de aula . Será maravilhoso ...



Etiqueta a mesa: do jantar à hora de sair

Na China, quando a pessoa arrota à mesa, logo após a refeição, significa que ela apreciou a comida. No Brasil o hábito é considerado falta de educação, assim como falar de boca cheia. Por aqui também é comum levar o convidado até à porta, para se despedir e ser gentil. Já na Europa Oriental - onde ficam países como Romênia, Ucrânia e Bulgária -, se você fizer isso, é considerado deselegante. É como se você estivesse falando para o visitante "ponha-se na rua".

Coroa de Flores

Coroa de flores “No Brasil, as coroas de flores são presentes dados a amigos ou parentes que morreram há pouco tempo. Na Coréia, é supercomum ver esse tipo de arranjo nos mais diferentes lugares, mas não por esse motivo triste. Lá, a coroa de flores simboliza a novidade, como, por exemplo, um novo restaurante, loja ou exposição. •”.
Só o Zagallo gosta do número 13...

O Brasil é conhecido como um país supersticioso. Mas há uma crença popular que vai além das nossas fronteiras: o temor ao número 13. Às vezes, bem poucas vezes, ele é tido como sinal de sorte, mas, para a maioria das pessoas, ele traz azar. Um dos poucos defensores do número é Zagallo, ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de futebol.

Fora ele, parece que ninguém mais quer ouvir falar do 13. O medo é tão grande que há lugares como Toronto, no Canadá, e Buenos Aires, na Argentina, onde os prédios não têm o 13º andar. Vão do 12º direto para o 14º! Em Toronto, há uma cisma em torno do número quatro também.

Atividade


Montar um cartaz com essas curiosidades e deixar em exposição na sala de aula.

Trabalhando as diferenças - Projeto Pluralidade Cultural

A cultura Afro-Brasileira




África de todos nós – Conhecendo um pouco da história

ÁFRICA E BRASIL: CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...

Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não está relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáreis e mulheres de cangas coloridas. “Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% da população brasileira acaba sendo vítima”.

Atividades

Mostrar o mapa-múndi e a localização da África. Logo após conversar com os alunos sobre:

• A miscigenação
• A chegada dos africanos em nosso país
• A escravização dos povos africanos
• A influência desse povo na nossa cultura

Vamos ouvir uma história...


http://brincandoseaprende.com.br/cidadania.php?area=Cidadania

Tchau, tchau racismo: ouça o que o Ricardinho, colega de turma dela, andou aprontando e o que ele aprendeu nesse dia tão importante para o Brasil.


Depois de ouvir a história e o que eles concluíram, vamos montar um mural, com o título “História da África e Cultura Afro-Brasileira”, onde serão colocadas gravuras, frases, poesias, letras de músicas, etc., a fim de sensibilizar os mesmos para a temática proposta.

Aproveitem essa idéia ... Boa Aula !!!

Mais idéias para o dia dos Pais ...

Dia dos Pais ... Um dia mais que especial !!!








Caprichem nesta aula ... Bjs