Aproveitem as ídeias ...
De 8 a 24 de agosto as atenções estarão voltadas para a China, país que sediará os Jogos Olimpícos deste ano. Como os temas atuais têm sido cada vez mais trabalhados nas escolas, vamos aproveitar esse grande evento para apresentar aos alunos seus símbolos e pesquisar com eles a história dos Jogos.
JUSTIFICATIVA:
As crianças e adolescentes de um modo geral têm um grau de fascínio muito grande pelos esportes. E é durante as olimpíadas que eles extravasam todo esse encantamento, formando uma corrente de otimismo e de esperança. A escola deve e precisa aproveitar este momento mágico, procurando demonstrar para o aluno a importância desse evento para todos os povos.
OBJETIVOS:
• Valorizar a diversidade humana independente de nacionalidade, raça ou credo;
• Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, tolerância, sensibilidade e comprometimento;
• Mostrar que é possível a integração entre os povos;
• Adotar atitudes de otimismo e autoconfiança, e espírito esportivo;
• Entender que o importante não é vencer, mas competir.
Tempo estimado: 4 aulas
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Aula 1 –
A história da Grécia e dos jogos.
Origem das Olimpíadas
Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. Segundo a lenda, os jogos foram criados por Hércules. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores recebiam uma coroa de louros.
Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Jogos Olímpicos da Era Moderna
A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.
Atividade
Antes de iniciar a explicação acima , mostrar o video de introdução . Depois conversar com os alunos sobre a história das olimpíadas . Localizar no mapa–múndi a China, o local que será realizado esse grande evento.
http://br.youtube.com/watch?v=dbG4cGsfB6o&NR=1
Depois montar com os alunos um mural de imagens e informações sobre as olimpíadas e expor na sala de aula.
Aula 2 –
Pequim – A cidade Olimpíca
Pequim, a capital da China, se transformou para receber os Jogos Olímpicos 2008. Conheça a Vila Olímpica a cidade sede.
Conheça a capital da China, informações sobre Pequim, Olimpíadas, pontos turísticos.
Cidade Proibida em Pequim: importante ponto turístico
Atividade
Assistir ao video no YouTube : Pequim – A cidade Olimpíca e copiar no caderno de geografia o texto abaixo.
http://br.youtube.com/watch?v=0Mu56zfsMTA&eurl
Introdução
Pequim, chamada pelos chineses de Beijing, é a capital da República Popular da China. Localiza-se na região norte da China e possui uma população de aproximadamente 10 milhões e meio de habitantes.
Informações (História e Turísmo)
Entre os anos de 1421 e 1911, Pequim foi a capital do Império Chinês.
- A cidade foi ocupada, de 1937 a 1945 (durante a Segunda Guerra Mundial), pelos japoneses.
- Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Cidade Proibida, construída entre os anos de 1406 e 1420.
- Outros pontos turísticos da cidade: Templo do Céu (templo taoísta construído em 1420), Praça da Paz Celestial (Praça Tiananmen) e a Igreja Xishiku.
Problemas:
Em função do crescimento desordenado e do alto índice de crescimento populacional nas últimas décadas, a cidade de Pequim enfrenta diversos problemas, típicos das grandes metrópoles:
- congestionamentos no trânsito
- alto índice de poluição do ar (um dos piores do mundo)
- desemprego, principalmente dos migrantes de outras regiões do país
- destruição do patrimônio histórico
Curiosidades:
- No ano de 2008, a cidade de Pequim será a sede das Olimpíadas. O início das Olimpíadas será no dia 8 de agosto.
- Pequim é uma das cidades do mundo que mais utilizam a bicicleta como meio de transporte.
Aula 3 – 15/08
Os símbolos das Olimpíadas
É uma bandeira com cinco anéis entrelaçados, que representam a união dos povos e possuem as cores dos cinco continentes. O azul simboliza a Europa, o preto a África, o vermelho a Ámerica, o amarelo a Ásia e o verde Oceania.
A bandeira Olímpica foi idealizada pelo Barão de Coubertin, no ano de 1913.
A Chama Olimpíca
A Chama Olímpica era carregada por atletas olímpicos da antigüidade, sendo sagrada e, por isso, queimava no altar de Zeus durante todo o período das competições.
Atividade
O professor vai pedir para as crianças fazerem pesquisas sobre a A Chama Olimpíca e trazer para a sala de aula para montarem uma roda de conversa, onde cada aluno irá comentar sobre a sua pesquisa e trocarem as informações . (No dia seguinte reservar uma aula para a roda de conversa )
Aula 4
As modalidades das Olimpíadas
Nas Olimpíadas tem esportes de todos os tipos e para todos os gostos! Aqui você vai ficar por dentro das principais modalidades olímpicas.
Explicar sobre algumas modalidades das olimpíadas através so site do Senninha.
http://senna.globo.com/senninha/esportes_modalidades1.asp
• Beisebol
• Badminton
• Basquete
• Boxe
• Canoagem (slalom)
• Canoagem (velocidade)
• Ciclismo (estrada)
• Ciclismo (moutain bike)
• Ciclismo (pista)
• Ciclismo (BMX)
• Esgrima
• Futebol
• Ginástica artística
• Ginástica rítmica desportiva
• Ginástica (trampolim acrobático)
• Handebol
• Hipismo (adestramento)
• Hipismo (concurso completo de equitação)
• Hipismo (saltos)
• Hóquei na grama
• Judô
• Levantamento de peso
• Lutas livre e greco-romana
• Maratona aquática
• Natação
• Nado sincronizado
• Pentatlo moderno
• Pólo aquático
• Remo
• Saltos ornamentais
• Softbol
• Taekwondo
• Tênis
• Tênis de mesa
• Tiro
• Tiro com arco
• Triatlo
• Vela
• Vôlei
• Vôlei de praia
Atividade
Que tal uma mini-olimpíada na aula de Educação Física . O professor pode montar alguns jogos, como futebol, volei, queima. Pode dividir a classe em países, as crianças podem escolher o país e disputar a mini olimpíada do colégio.Eles poderão confeccionar suas próprias medalhas.
Boa Aula ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário