"A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo."(Nelson Mandela)
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Projeto Centenario da Imigração Japonesa
Projeto 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Quem são esses brasileiros?
Objetivos
Criar através da pedagogia de projetos, um contexto de aprendizagem, visando situações de aproximação e conhecimento da cultura nipo-brasileira, a partir de atividades de pesquisa e prática das diferentes áreas do conhecimento trabalhadas numa perspectiva interdisciplinar e articuladas de acordo com os objetivos específicos para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio.
Conhecer e propor situações de aprendizagem em que os alunos e educadores possam aprofundar conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos, proporcionando condições para que todos os envolvidos na proposta, de maneira criativa, consigam construir e vivenciar sólidos conhecimentos(teóricos e práticos) sobre os diferentes enfoques que serão trabalhados em relação ao Japão e à imigração japonesa no Brasil, tendo, desta maneira, a oportunidade de participar ativamente da comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil junto com toda a comunidade escolar na Feira Cultural, quando o projeto será finalizado.
Conteúdos
História
18 de junho de 1908, quando tudo começa...
Dia 28 de abril de 1908. No Porto de Kobe, uma multidão balança os braços e acena lenços no adeus a um grupo de japoneses que, vivendo em um país afundado economicamente, escolheu um outro “lar” para tentar a sorte. Destino: o desconhecido Brasil.
O desembarque dos primeiros imigrantes japoneses só aconteceu na manhã do dia 18 de junho. No total, chegaram 781 japoneses.
Os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil contratados para trabalhar nas lavouras de café no Estado de São Paulo. O acordo para o início da imigração havia sido firmado em 6 de novembro de 1907 entre a Companhia Imperial de Imigração Tokio-Japão e o Governo do Estado de São Paulo. Pelo contrato, os colonos japoneses deveriam ficar no País por um período de cinco anos. Antes, em 1895, os dois países já haviam assinado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Português
Lenda Japonesa Infantil : O casamento da ratinha
Contos de fadas, seres fantásticos, aventuras em castelos antigos. Saídos do mundo das fábulas, esses elementos não são exclusividade do imaginário ocidental. No Japão, há séculos, lendas infantis reúnem esses ingredientes para transmitir às crianças valores que se tornaram princípios da cultura nipônica, como lealdade, honestidade e honra.
As lendas são relatadas de forma simples para serem entendidas pelas crianças pequenas e com o encanto e o mistério necessários para prender a atenção dos maiores.
Passar o vídeo do YouTube – Sherazade contando "O Casamento da Ratinha"
http://www.youtube.com/watch?v=VwhlE-Aa6I0
O casamento da ratinha - Lúcia Hiratsuka
Lengalenga tradicional japonesa que diverte as crianças desde os primeiros anos, quando têm contato com essa história. Trata-se do arranjo de um casamento que os pais de uma ratinha tentam fazer com o Sol, com a Nuvem, o Vento, o Muro... mas todos os possíveis noivos, de um forma ou de outra, não são tão poderosos como aparentam à primeira vista.
Depois do vídeo , os alunos farão um desenho sobre a lenda japonesa.
Geografia
O transporte Japonês : Trem-bala ( Shinkansen )
Shinkansen (新幹線, Shinkansen, em Japonês) é a rede ferroviária de alta velocidade do Japão, operada pela companhia privada (Japan Railways Group) conhecida como JR.
Desde que a linha inicial Tōkaidō Shinkansen abriu em 1964, a rede expandiu-se para ligar a maior parte das cidades das ilhas de Honshu e Kyushu com velocidades até 300km/h, num território habitualmente fustigado por terramotos e tufões. As velocidades máximas atingidas em viagens experimentais foram de 443km/h em carris convencionais e de até 580km/h em linhas maglev.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos, são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Ao contrário de linhas mais antigas, o Shinkansen usa a bitola padrão, e usa túneis e viadutos para atravessar obstáculos, em vez de os contornar.
Mostrar vídeo sobre o Shinkansen e copiar o texto no caderno . Pedir para os alunos desenharem o trem- bala .
http://www.youtube.com/watch?v=tEq1sfqQegU&feature=related
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