quarta-feira, 19 de novembro de 2008

COMO ELABORAR UM PROJETO?



♥ Escolha o tema


Quando estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar, por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer.


♥ Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)


Pense no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente, surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos, você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os participantes desse projeto) aprendessem com ele?".


♥ Pesquise


Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.).


♥ Planeje o projeto


Que atividades você vai propor aos alunos?


De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar?


Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)?


Como você vai conduzir o projeto?


Que disciplinas serão abordadas?


Quantas aulas você usará para executá-lo?


Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?


As respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.


• Tema


• Série a que se destina
• Duração


•Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)


•Objetivos


•Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)


•Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)


•Material necessário (relacione que recursos serão necessários)


•Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)


Sensibilize seus alunos -> Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles absolutamente não gostarem.

Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.Você pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que virá...


Mostre os resultados -> À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível, organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim, eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos (computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.


Avalie o projeto com a turma -> Organize um painel em que a classe possa expor o que mais a agradou e o que não foi tão bom. Dê seu parecer e ouça o que os alunos têm a dizer. Você alcançou seus objetivos (ou pelo menos um deles)? E os pais, têm algo a dizer? Aproveite críticas e sugestões para aperfeiçoar os projetos futuros.


Fonte: http://www.educacional.com.br/home.asp

Nenhum comentário: