sexta-feira, 25 de julho de 2008

Continuação Projeto Centenario da Imigração Japonesa

Ciências



Ikebana : é a arte dos arranjos florais ( vegetais ) . Flores e galhos são dispostos em um vaso , harmoniosamente.

Ikebana — em japonês: ( 生け花 ou いけばな?), literalmente "flores vivas" — é a arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado (華道 ou 花道?) — a via das flores.Ikebana é uma arte floral que originou na Índia onde os arranjos eram destinados à Buda, e personalizada na cultura nipônica, pela qual é mais conhecida. Em constraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Enquanto que os ocidentais tendem a pôr ênfase na quantidade e colorido das cores, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas, os japoneses enfatizam os aspectos lineares do arranjo. A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules, folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da Escola .

Atividade

Mostrar slides com imagens de Ikebana para os alunos e montar uma Ikebana para enfeitar a sala .

Matemática

Jogos : Sudoku e Soroban

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.

Jogando Sudoku On line com os alunos .

http://sudoku.hex.com.br/puzzle/facil/1/?q=puzzles

Escrever definição no caderno e colar um quadro no caderno como exemplo

Ciências

Alimentação Japonesa

Arroz, peixe, algas e soja: estudos comprovam que essa simples e saborosa dieta é capaz de proporcionar uma vida longa e saudável. Prova disso são os japoneses, que se utilizam desse cardápio há centenas de anos e são as pessoas com maior expectativa de vida no Planeta. Essa quantidade equivaleria à antiga dieta japonesa, composta de peixe, arroz, legumes, verduras, derivados de soja e algas.Os habitantes do Japão vivem, em média, 81,1 anos (homens 77,6 e mulheres 84,6), segundo o Ministério da Saúde japonês, e 73,6 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (que desconta os anos de doença). Nos dois casos, é a mais alta expectativa de vida do Planeta.

Fazer com os alunos um pouco de arroz á moda Sakura e quem quiser experimentar poderá se servir. A professora fará na cozinha da escola e os alunos irão observar ... Copiar a receita no caderno .

Arroz á moda Sakura

Ingredientes

4 xícaras de arroz
1 colher de óleo
4 colheres (sopa) de Sakura Tradicional

Modo de Preparo:

Refoge o arroz, acrescente a cenoura, tempere com o Curry Kenko e Sakura e deixer cozinhar .


Aproveitem as ideias e apliquem o projeto em sala de aula . Boa Aula !!!

Nenhum comentário: