sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mancala - projeto de matemática para 2º e 3º anos...

Vocês conhecem esse jogo?
É um recurso fantástico...

Você vai precisar de uma caixa de ovos e 48 grãos ...




PROJETO MANCALA
Estruturamos um projeto matemático para as turmas do 2º ano(1ªsérie) e 3º ano(2ª série)
usando a mancala como recurso. Trata-se de um jogo extremamente inteligente que requer o uso de estratégias, cálculo mental, jogadas antecipadas, estudo do adversário, enfim...é puro raciocínio.
Nosso projeto funciona assim:
Toda quarta-feira, os alunos trazem R$0,50. Jogam com um colega e quem perde paga para a sala. Registram tudo em duas fichas, que ficam coladas no caderno.
Na primeira ficha registram, a data, os jogadores, os pontos, a diferença e vencedor. Portanto, jogam, comparam resultados, contam, subtraem para descobrirem a diferença e determinam quem venceu a partida e por consequência quem vai pagar.



Na segunda ficha os alunos registram o controle monetário preenchendo data, quantidade de alunos no dia ( é um variável importante), entrada daquele dia e o saldo atual.



No fim do ano, meados de novembro, as crianças fazem uma votação para decidirem o que fazer com dinheiro que arrecadaram durante o ano. Cada criança expõe sua idéia, a professora faz um cédula de votação e elas decidem através do voto o que vão fazer com o dinheiro arrecadado.
Certa vez ,uma turma arrecadou R$ 54,00 e decidiram que, depois da última avaliação, iriam até uma sorveteria (Boca Gelada) para fazerem um lanche. A professora, então propôs uma pesquisa de preço para descobrirem se o dinheiro dava para fazer um bom lanche, levando em consideração que a turma tinha 19 alunos. Chegaram a conclusão que poderiam compra com o dinheiro 20 pastéis( um para a professora), 3 garrafas de coca-cola(2 litros), 20 sorvetes de casquinha e sobrou R$ 1,80.
Trabalhamos a interdissiplinaridade no projeto:
Matemática: com o próprio jogo, tabelas, controle financeiro, pesquisas, cálculos, votação, planejamento, cronograma e organização.
Português: Registros e reescrita da regra.
História: pesquisas sobre a origem do jogo e suas lendas.
Geografia: país de origem, outros países que jogam, variações culturais, do nome e do jogo.

O que alcançamos com o desenvolvimento desse projeto?
• Socialização
• Trabalho em grupo
• Resolução de problemas
• Cálculo mental
• Desenvolvimento de estratégias
• Desenvolvimento pesquisa
• Planejamento
• Organização

http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp

Nenhum comentário: