quinta-feira, 24 de julho de 2008

Projeto - Construção de livrinhos ...

Esta atividade consiste na construção de um livro pelos próprios alunos. Além disso, mostra o quanto as letras são flexíveis para que eles se acostumem com a idéia de que uma mesma sílaba pode formar diversas palavras de sentidos diferentes. O produto final será um brinquedo de letras.

Objetivos

Desenvolver o raciocínio lingüístico e criativo Compreender a flexibilidade das letras na formação de palavras.

Material a ser utilizado

Folhas de sulfite, cortadas ao meio pelo comprimento, para ficarem em tiras de 10,5 x 30 cm Cartolinas de cores claras, cortadas em tiras do mesmo tamanho das de sulfite Tesoura sem ponta Lápis de cor, giz de cera e hidrocor.

Procedimentos

Distribua uma tira de cartolina e cinco tiras de sulfite para cada aluno. Peça que os alunos cortem as tiras de sulfite ao meio (ficando dez tiras); A professora deve passar de carteira em carteira para grampear as 10 tiras de sulfite na tira de cartolina, no canto da folha, para que abra como um livro; Na parte da cartolina que estiver à mostra, peça para que escrevam AR, em letras grandes Nas folhas de sulfite, eles escreverão todas as palavras que lembrarem que terminam com AR, ou seja, escreverão apenas o começo (radical) das palavras, pois o sufixo já estará escrito.
Esta atividade permite que o professor trabalhe com qualquer sufixo, ou até prefixo, invertendo o lado para o qual o livrinho irá abrir.

Créditos : O mundo da alfabetização

Nenhum comentário: