quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os Brasis – As curiosidades de cada povo.

Toda diferença é bem-vinda!

Trabalhe a cultura de cada povo em sala de aula . Será maravilhoso ...



Etiqueta a mesa: do jantar à hora de sair

Na China, quando a pessoa arrota à mesa, logo após a refeição, significa que ela apreciou a comida. No Brasil o hábito é considerado falta de educação, assim como falar de boca cheia. Por aqui também é comum levar o convidado até à porta, para se despedir e ser gentil. Já na Europa Oriental - onde ficam países como Romênia, Ucrânia e Bulgária -, se você fizer isso, é considerado deselegante. É como se você estivesse falando para o visitante "ponha-se na rua".

Coroa de Flores

Coroa de flores “No Brasil, as coroas de flores são presentes dados a amigos ou parentes que morreram há pouco tempo. Na Coréia, é supercomum ver esse tipo de arranjo nos mais diferentes lugares, mas não por esse motivo triste. Lá, a coroa de flores simboliza a novidade, como, por exemplo, um novo restaurante, loja ou exposição. •”.
Só o Zagallo gosta do número 13...

O Brasil é conhecido como um país supersticioso. Mas há uma crença popular que vai além das nossas fronteiras: o temor ao número 13. Às vezes, bem poucas vezes, ele é tido como sinal de sorte, mas, para a maioria das pessoas, ele traz azar. Um dos poucos defensores do número é Zagallo, ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira de futebol.

Fora ele, parece que ninguém mais quer ouvir falar do 13. O medo é tão grande que há lugares como Toronto, no Canadá, e Buenos Aires, na Argentina, onde os prédios não têm o 13º andar. Vão do 12º direto para o 14º! Em Toronto, há uma cisma em torno do número quatro também.

Atividade


Montar um cartaz com essas curiosidades e deixar em exposição na sala de aula.

Nenhum comentário: