sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM






Professor , você tem um aluno com dificuldade de aprendizagem , leia esta ideia:

A ludicidade é importante recurso de trabalho para o educador, objetivando o resgate de conceitos e conteúdos que precisam ser abordados de forma diferente, para os alunos encontrarem subsídios para novas aprendizagens referentes à etapa em que estão inseridos.

A proposta de avaliação do processo ensino-aprendizagem do Laboratório assume também caracteres coerentes com as concepções que orientam a ação educativa. Trata-se de um caráter preventivo, na medida em que, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem, previne dificuldades em ambos os processos; e de um caráter terapêutico, visto que trabalha no sentido de resgatar a possibilidade de aprendizagem. É considerado também como elemento de diagnóstico permanente, auxiliando no acompanhamento do processo avaliativo e fornecendo constante feedback ao professor, responsável pela criança no acompanhamento do currículo formal da escola.

Os encontros ocorrem semanalmente, sendo uma hora para a área de linguagens e uma hora para a área de raciocínio lógico-matemático. Os alunos são convidados a participar em grupos pequenos, possibilitando atendimento mais individualizado e, por isso mesmo, chegando a obter maior autonomia e segurança nas suas tentativas e descobertas. Aspecto importante disso é que o trabalho realizado gera um produto publicável, ou seja, os alunos devem produzir materiais (livros, recitais, jogos) e compartilhar suas aprendizagens com os colegas de faixa etária similar, além de pais e convidados, de acordo com a estratégia. Desse modo, não se trata de encontros que envolvam exercícios repetitivos nem de refazer atividades já propostas pelo professor, mas uma diversidade de estratégias capaz de estimular e alcançar a melhor forma de aprendizagem.

Esses momentos acontecem no contraturno em que a criança esteja matriculada, sendo ofertados sem ônus algum para as famílias.

As crianças participam de jogos, desafios, situações-problema, dramatizações, atividades de literatura e, mediante novas experiências, vão construindo o próprio conhecimento, superando dificuldades e descobrindo novos caminhos para se apropriar do conhecimento e do seu estilo pessoal de aprendizagem.

Na interação com o outro e na troca de informações é que se realizam as atividades desse projeto, que busca lançar um olhar atento e significativo para cada educando, porque, para nós, cada vivência é única, cada experiência é especial e particular.

Fonte : texto de Telma Weisz

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