sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade

A biodiversidade está em todas as formas de vida que existem no planeta, dos hiper minúsculos micróbios às gigantescas baleias!
E não é só de bichos e plantas que a biodiversidade trata, não: essa palavrinha também fala de coisas menores…e maiores!



Objetivos Gerais:

• Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao Meio Ambiente;
• Garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta;

Tempo estimado : O projeto conta com 4 programas principais para o desenvolvimento :

Reciclar e Reutilizar
Dicas para salvar o planeta
Água é Vida
Reflorestamento

DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Primeira aula

COMO CAUSAMOS O DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

Conversar com os alunos sobre : O Lixo

O lixo é formado por resíduos sólidos não biodegradáveis e que demoram para se decompor. Restos de alimentos, folhas e frutas são chamados lixo orgânico.
Existem também, além do lixo domiciliar, o lixo industrial, o de vias públicas e o hospitalar, que necessitam de tratamentos especiais, pois oferece perigo à saúde das pessoas.
Devido ao aumento da população das grandes cidades e com o aumento do consumo de produtos, a quantidade de lixo também tem aumentado.
O acúmulo de lixo é um dos principais problemas nas grandes cidades. Muitos materiais que vão para o lixo não podem ser desperdiçados, podendo ser reaproveitados e reutilizados.

Lixão

São terrenos baldios onde são depositados toneladas de lixo à céu aberto sem qualquer controle. Além de poluir o solo e de atrair insetos e ratos, esse lixo pode se infiltrar no solo e poluir os lençóis de água subterrâneos, através de chorume que é um líquido escuro produzido pelo lixo. Nem todo o lixo produzido é coletado. Somente parte dele é levado para os aterros e lixões. A maior parte fica depositado nas margens dos rios e córregos.
Em muitas cidade o lixo é queimado em fornos de incineração.
Para evitar que a fumaça emitida pelos fornos polua o ar atmosférico é necessária a utilização de filtros especiais, mas esse processo tem um custo mito elevado.
Existe também a usina de compostagem, onde o lixo orgânico é separado e transformado em adubo.
A melhor contribuição para diminuir a quantidade de lixo acumulada seria desperdiçar menos e reciclar mais.

Reciclagem

Para a reciclagem dos materiais é necessário a separação e preparação do lixo, Por exemplo as pilhas não devem ser misturadas ao lixo, pois contém substâncias tóxicas.Com a reciclagem do lixo, além da redução do lixo há a economia dos recursos naturais.Conheça os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.

Mostrar um slide com a foto dos símbolos da reciclagem .

Atividade

Confeccionar com os alunos um ursinho de latinha reciclada .



Segunda Aula

Dicas para salvar o planeta

ATRAVÉS DE PEQUENAS AÇÕES, PODEMOS CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA

Acessar o site abaixo e ler para os alunos as 30 dicas para salvar o meio ambiente .

http://www1.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#


Atividade

Depois da explicação acima , confeccionar com os alunos um mobile feito com garrafa pet .

Terceira aula

Água é vida

O homem é capaz de desenvolver coisas incríveis, mas nunca vai inventar um jeito de produzir água. Se ninguém fizer alguma coisa AGORA, um dia pode ser tarde demais. Veja como fazer a sua parte lá em Água no Planeta!
Algumas soluções estão sendo estudadas para a falta de água na Terra. Tem gente até pensando em buscar água em outros planetas e astros se a escassez virar um fantasma de verdade se é que existe água em Marte e na Lua...
Ainda bem que a gente já pode dar um jeito nisso aqui na Terra mesmo! A primeira solução fica por conta de cada cidadão consciente, e deve ser praticada todos os dias: economizar o quanto puder.

PARA PENSAR... E SE MEXER!
Pare um pouquinho para refletir: você sabia que a ação nociva do homem está atrapalhando cada vez mais esse ciclo vital? A água é a maior riqueza do planeta, e está ficando mais escassa a cada dia, com a poluição e as alterações no meio ambiente.

Atividade

Vamos ouvir uma história: A falta de água.

http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Destaque_animado/Agua/base.swf

Depois levar os alunos para um passeio aos locais da escola onde eles utilizem a água ( banheiros, bebedouros etc ) .

• Observar como eles usam a água ao lavarem as mãos, darem descarga, beberem água etc.
• Depois reúna as crianças, deixe a torneira aberta por um minuto e colete a água num recipiente grande. Mostre para as crianças quantos litros de água são gastos nesse curto período de tempo.
• Forme uma roda com os alunos e pergunte sobre os hábitos deles e dos pais em casa ( ao tomar banho, lavar as mãos, lavar o carro, a louça, a roupa, o quintal).
• Incentive-os a pensar em medidas simples para a escola que podem ser tomadas pelas próprias crianças para evitar o desperdício.
• Estimular as crianças a elaborarem regras para o consumo de água na escola .

Atividade

A água é vida
Composição: Marco Aurélio / Rogério Gobbo

http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/educandocantando/mp3-a-agua-vida/

Ouvir a música acima, a música fala sobre várias dicas de economia . Depois os alunos farão um desenho sobre a economia da água e expor na escola .

Quarta Aula

Reflorestamento

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos
afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida
no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se
transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Você sabia???Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?!Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!
Plantar uma árvore é muito divertido!!! E uma das melhores coisas que podemos fazer para
salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e
sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a
preservação de nossas vidas no planeta Terra!!
Atividade

Assistir ao Filme , Turma da Monica : O Ogro da Floresta

http://br.youtube.com/watch?v=wwmzI_c1XKk

Montar com os alunos uma mini horta na escola .

Mini-horta - Material necessário:
-1 jardineira ou 1 embalagem de leite ou 1 garrafa pet (necessário que tenha pelo menos 20 cm de profundidade)
-Pedriscos (só para caixas sem saída de água)
-Terra
-Areia
-Mudas de hortaliças ou sementes

Modo de preparar a mini-horta:

-Se for preparar a mini-horta com garrafa pet ou embalagem de leite, cortar a parte de cima (conforme mostrado no programa)
-Colocar os pedriscos
-Colocar a terra, e a areia e misturar bem estes três materiais
-Fazer a semeadura ou o transplante de mudas de sua preferência
-Regar 2 vezes ao dia no verão ou 1 vez por dia durante o inverno
-Deixar no mínimo 5 horas por dia no sol
-Deixar a jardineira em local arejado

Boa Aula ...


Professora responsável pelo projeto: Vanessa Castelhano

Nenhum comentário: