segunda-feira, 19 de julho de 2010

Matemática - 6 anos - 1º ano

Objetivos

•Levar o aluno a explorar os produtos utilizados na receita, como os rótulos, a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação, a quantidade, o símbolo de reciclagem.
•Apresentar as medidas de capacidade, importantes na utilização de qualquer receita. Fazer comparações com outras medidas.
•Trabalhar a nota fiscal, o preço dos produtos nas embalagens, o nome da loja, endereço, os preços dos produtos comprados, o total da compra.
•Fazer pequenos problemas brincando com os preços, fazendo pesquisas em encartes de supermercados para ver onde os produtos custam menos.

Material a ser utilizado

•Encartes de supermercados e folhas de papel.
•Canetas hidrográficas, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato e guardanapos.
•Vasilha plástica grande, colher, pratinhos, garfinhos, assadeira.

Receita: pedir para os alunos trazerem uma receita de bolo e escolher uma delas para a execução.
•Ingredientes da receita.

Procedimentos

•Pedir aos alunos que tragam encartes, para comparar os preços dos produtos, e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
•Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita.
•Forrar a mesa com um papel limpo.
•Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
•Pedir para que observem as medidas usadas na receita e comparem as quantidades: 500 gramas é metade de 1 quilo; 500 ml é meio litro; uma dúzia de ovos equivale a 12 unidades. Utensílios e nomes usados para medir: colher de sopa, sobremesa, café, copo americano, garrafa de um litro, pitada, punhado.

Modo de fazer:

•Colocar um ingrediente de cada vez numa tigela e comparar a quantidade.
•Misturar todos os ingredientes até que a massa fique homogênea.
•Untar a assadeira com manteiga e farinha.
•Colocar a massa e levar ao forno previamente aquecido.
•Quando estiver pronto tirar do forno e esperar esfriar.
•Peça que observem como pode ser repartido o bolo em partes iguais para distribuir para cada um.


Orientações para o professor

•É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois os alunos aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.

Duração da atividade: 60 minutos.

By : eugosto.net

2 comentários:

Luisa Mota disse...

Olá Vanessa!!! Achei o seu blog navegando por aí e fiquei encantada com todas as informações que ele traz!!!! Parabéns pelo trabalho!!! Faço pedagogia na UFMT (Cuiabá-MT) e estou estagiando em um colégio como monitora. Seu blog contribuirá bastante para o meu aprendizado e trabalho.
Já estou te seguindo =)
Fiz um blog recentemente... Dá uma passadinha por lá para ver o que vc acha.
Estou te esperando!!!
Beijooocas

*Kira* disse...

Oiee!!
Seu blog é um ótimo apoio e contribui muito para nós professoras na hora de aplicar novas atividades em sala!!!
Parabéns ,Criatividade na sala de aula é maravilhoso!!!

Visite meu blog sera uma honra!!
bjos kira
http://artekira.blogspot.com/